Como Criar Um Ebook De Sucesso Em 6 Passos Simples

Como Criar Um Ebook De Sucesso Em 6 Passos Simples

Com um simples ebook, qualquer empreendedor pode atrair pessoas para seu negócio online e com isso gerar mais vendas e irei te ensinar nesse artigo, como fazer o seu ebook de sucesso.

Com um ebook você poderá entregar um conteúdo de mais qualidade e até mais aprofundado, não há necessidade de criar um ebook com várias páginas, isso porque quase ninguém vai ler tudo.

Nesse artigo você aprenderá como criar seu ebook em 6 passos simples, selecionando ótimas fontes de referência e mesmo que você não domine o assunto, ainda poderá criar o seu.

Você poderá usar esse ebook como um incentivo digital para atrair tráfego para seu negócio na internet, mas também poderá entregar como bônus para seus clientes.

Eu explicarei como você poderá criar o seu ebook de qualidade, mas se quiser se tornar um expert em criação de ebooks profissionais, entre outras estratégias do marketing digital, eu recomendo o treinamento Fórmula Negócio Online, dê uma olhada para conferir.

     Porque devo criar um ebook

Você sabe que para um negócio online existir é preciso ter um público-alvo bem definido, é seu público que gerará renda para manter seu negócio ativo, e para isso é importante gerar tráfego com esse tipo de público, sem tráfego não há um negócio real.

E para ajudar a atrair e crescer esse público, você precisa de um incentivo digital, essa é uma das maneiras mais fácil de entregar algo para uma pessoa em troca do e-mail, utilizando um ebook.

Com um ebook, você poderá gerar valor para sua audiência, mostrar que entende do assunto e ainda compartilhar um link de afiliado, é uma excelente estratégia do marketing digital.

Quando você disponibiliza um link de afiliado dentro do seu ebook, você potencializa a geração de rendas para seu empreendimento, a pessoa que está lendo o seu ebook estará mais engajada com o seu conteúdo e haverá mais interesse em sua oferta.

Hoje é quase que impossível ver um negócio online que esteja dando resultados e que não utilize da estratégia de ebooks, então usar isso como benefício para seu empreendimento é fundamental.

Como criar um ebook

Um pessoa tem um determinado problema e acaba que ela busca por uma determinada solução para esse problema, geralmente a busca por essa solução é através da internet, em motores de busca como o da Google.

O algoritmo por trás desse motor de busca, seleciona várias soluções possíveis para a busca em questão, geralmente o conteúdo selecionado pelo algoritmo vem de blogs, as possíveis melhores soluções (* levando em conta diversos fatores), são apresentadas ao usuário, que por sua vez escolhe qual é o melhor conteúdo para consumir.

Nisso o usuário pode se deparar com um ebook que promete ajudar em seu problema e que para ele baixar esse ebook é necessário dar em troca o seu email.

Quando o usuário entrega o seu email em um formulário de contatos, ele entra em uma lista específica e de provável interesse, começa a consumir conteúdo dentro dessa lista, basicamente esse é o ponto para gerar tráfego através de ebook.

   Ideias para ebooks

Como construir um ebook, quais as melhores ideias e títulos, o que o público quer ler? Tendo isso em mente, é fácil responder a essas questões.

Você poderá fazer uma pesquisa sobre uma determinada palavra-chave, pegar essa pequisa e buscar conteúdo, ou entrar em um blog de nicho ou canal de vídeos e criar seu ebook.

Para saber quais os melhores títulos e conteúdo para um ebook de sucesso, eu recomendaria uma pesquisa de mercado, observar o que os seus concorrentes estão fazendo, quais os ebooks mais baixados, como é o design, quantas páginas possui, eu recomendo poucas páginas, uma vez que quase ninguém lê um ebook inteiro.

Com base em sua pesquisa é hora de definir o título de seu ebook e começar a criar o seu conteúdo, escolher o melhor “template” e ótimas imagens correlacionadas.

  • Transformando vídeo em ebook

Uma das formas interessantes de criar um ebook de sucesso, é procurar por um determinado conteúdo relacionado ao seu nicho em formato vídeo, esse conteúdo pode ser encontrado no Youtube por exemplo.

Procure por canais de qualidade, com bastante inscritos e relacionados ao seu nicho, pesquise pelo vídeo mais acessado, quando encontrar, esse vídeo poderá se transformar em conteúdo para seu ebook.

Mas use sempre a criatividade, escreva com suas próprias palavras, não transcreva o vídeo na íntegra.

  • Conteúdo de blogs

Existem muitos blogs de qualidade e que apresentam uma determinada solução com foco em palavra-chave de um determinado nicho, esse conteúdo pode gerar o seu futuro ebook.

Selecione entre os melhores, uns dez artigos de blogs sobre o mesmo assunto ou solução, consuma esse conteúdo, entenda o que está sendo ensinado e replique isso em suas próprias palavras, com criatividade, sem copiar. Cuidado com o plágio, isso não funciona.

  • Um ebook funcionário?

Sim! Pense em um ebook como se fosse um funcionário, ele será responsável por atrair pessoas para dentro de sua lista de contatos, é preciso que ele seja um funcionário atraente, convincente e honesto.

Esse funcionário trabalhará para você 24 horas por dia, sem reclamar, cansar ou necessitar de algum tipo de pagamento, então ele deve ser o funcionário do ano.

Quando você for criar o seu ebook, pense que está criando esse tipo de funcionário, que trabalhará para você, aumentando sua lista. Então crie um funcionário de qualidade que entrega valor para seu público!

     Ebook com conteúdo de valor

Quando você encontrar o conteúdo que precisa, é importante que você estude esse conteúdo, entenda bem sobre o que está sendo ensinado, leia, releia ou assista novamente se for o caso, depois comece a escrever seu ebook.

A má qualidade do conteúdo e visual pode comprometer o resultado desejado, a confiança de seu público é com base na qualidade de imagem e informação que seu conteúdo apresenta. A pressa pode ser seu maior inimigo nessa criação.

Faça com calma, crie com qualidade, entregue um conteúdo que possa ser compreendido e que gere reciprocidade, não pense apenas em criar sua lista, mas entregar valor real e indiscutível.

Um ebook respeitando esses pontos, poderá ser compartilhado, acessado mais vezes pelo mesmo usuário e utilizado com credibilidade.

  1. Pesquise o conteúdo e entenda sobre o assunto
  2. Crie seu ebook com base nas informações pesquisadas
  3. Gere valor, faça o melhor ebook possível
  4. Se faltar alguma informação, pesquise e acrescente

Entregue um conteúdo completo.

    Melhor Layout Para Ebook

Escolher um bom layout para seu ebook é uma tarefa fundamental e não pode ficar de lado, o design e estrutura também fazem parte e somam no resultado final do seu ebook de sucesso.

  • Uma bela capa

Você nem precisa ser um bom design para criar uma excelente capa para seu ebook, você poderá usar recursos como, software ou sites que faze isso por você, um exemplo é o site Canva.

  • Apresentação

Quem sou eu para te ensinar sobre esse assunto? Após a capa, você poderá criar uma breve apresentação sua, quais são as suas habilidades e porque você pode ensinar sobre esse assunto.

  • Link da oferta

Se você é afiliado assim como eu, essa é a página propícia para você falar de sua oferta, podendo divulgar seu link de afiliado, produto ou serviço.

Eu recomendo que essa oferta não pareça um venda e que use de recursos como copywriting, é uma página para se fazer uma oferta irresistível, mas breve e em poucas palavras, lembre-se a intenção maior no ebook, é a de entregar a solução gratuita.

  • Índice do ebook

Todo livro tem um índice e isso ajuda muito a pesquisar áreas do conteúdo que mais importam no momento, um ebook não é diferente, ele também precisa conter um índice, isso valoriza e facilita o acesso ao conteúdo.

Crie um índice em seu ebook, aplique aos seus títulos h1 e h2 por exemplo, o leitor poderá clicar em um determinado trecho e ser direcionado para o conteúdo.

  • Conteúdo

Nesse ponto você irá explanar todo o assunto, e escrever o seu conteúdo com uma boa formatação, blocos de texto separados, usando negrito para destacar pontos importanes dentro do conteúdo, tags H1 e H2.

  • Link da oferta

Depois que você entregar o conteúdo, cabe mais uma oferta, seja do seu link de afiliado, ou seu próprio produto, use uma boa imagem, não se preocupe, essa é uma prática bastante utilizada e que funciona.

  • Cabeçalho e rodapé

Use a sua logo no cabeçalho e no rodapé pode colocar seu website em conjunto com seu nome, exemplo:

Edson Camacho – Marketing Channel

www. marketingchannel.com.br

No treinamento Fórmula Negócio Online, você aprenderá mais a fundo como desenvolver um ebook de sucesso e ainda mais outras estratégias do marketing digital.

     Recursos gratuitos

Um ótimo recurso para a criação de seu ebook e que é gratuito é o LibreOffice, você poderá usar duas ferramentas disponíveis nesse pacote.

  • Writer – LibreOffice

Esse é um editor de texto muito parecido com o Word do Office, em minha experiência, o potencial de ambas as ferramentas é muito parecido, o diferencial é que o Writer é gratuito.

Com o Writer você poderá escrever o texto de seu ebook, criar índice, utilizar do cabeçalho e rodapé, inserir imagens, além de exportar em formato PDF, que é o formato que você utilizará para distribuir seu ebook.

  • Impress – LibreOffice

O Impress por outro lado é muito parecido com o PowerPoint do Office, mas o Impress é gratuito, mas até o momento o que deixa a desejar, é que ele não gera arquivo mp4, mas no caso de criação de ebook, ele resolve.

  • Google Docs

Você poderá usar as ferramentas da Google que também são gratuitas, mas o acesso a elas é online, diretamente no site, enquanto que o LibreOffice, você instala em seu computador e pode utilizar offline.

     Publicando seu ebook

Depois de todo o processo concluído, é hora de publicar seu ebook e disponibilizar ele para ser baixado.

Você poderá disponibilizar o seu ebook em seu próprio site ou utilizar de outros meios como o Google docs.

Uma vez que você subiu seu ebook em alguma plataforma das que eu mencionei, você precisará de um sistema de captura de emails, um formulário de contato, tudo configurado, para receber o email do usuário e entregar o ebook.

Dentro desse sistema de email marketing, você deverá criar um funil de vendas, entregando conteúdo, gerando reciprocidade e autoridade, além de vendas.

Eu criei um artigo que explica como criar um funil de vendas de qualidade e que pode gerar ótimos resultados em faturamento para seu negócio.

  • Conclusão

Nesse artigo você aprendeu os seis passos importantes para a criação de um ebook de sucesso, quais os recursos disponíveis e gratuitos para o desenvolvimento, aonde publicar seu ebook, tudo de maneira gratuita.

Agora basta colocar mãos a obra e começar a atrair um maior público para seu negócio, utilizando da estrategia de conteúdo através de um ebook de sucesso.

Te desejo todo o sucesso que você merece!

Edson Camacho 

Clique aqui para baixar esse artigo em formato ebook.