Google Ads: Tráfego - Estratégias e vendas

Google Ads: Tráfego - Estratégias e vendas

O segredo do Google Ads que faz pessoas simples se transformarem em milionários na internet, você também pode ser um milionário no futuro com isso!

Segredos simples que se não forem conhecidos geram resultados ruins para anunciantes de Google Ads.

Não basta acessar o planejador de palavras-chave do Google Ads, selecionar um montante de palavras e já sair anunciando pensando em bons resultados.

Se você não entender o processo de filtração de palavras-chave e funil de interesse para anunciar para a pessoa certa, não anuncie ainda!

Nesse artigo vou te mostrar os segredos que fará o seu anúncio gerar resultados, melhorando seu CPC e ROI, além de aumentar vendas através do Google Ads! : )

O que é Google Ads

Google ads é uma ferramenta da empresa Google para anunciantes, existem duas possibilidades para anúncios, uma com foco na rede de pesquisa e outra através da rede de display.

Rede de pesquisa: Quando você anuncia com caixa de texto e sem imagens, você com certeza estará optando por anúncios na rede de pesquisa.

Os seus anúncios aparecerão para pessoas que estão buscando por um determinado assunto ou conteúdo.

Geralmente o foco da rede de pesquisa é para o motor de busca Google, a maioria dos anunciantes publicam seus anúncios como foco nesse motor.

As pessoas usam o motor de busca Google para encontrar soluções para seus problemas, ou para encontrar um conteúdo de interesse.

Quando o anunciante utiliza a ferramenta de anúncio Google Ads, as chances são que o retorno da pesquisa nesse motor apresente esse anúncio.

Anunciando na rede de pesquisa, o anunciante está aumentando as chances de sua oferta ser encontrada por um público mais qualificado.

As pessoas que buscam por soluções através do motor de pesquisa Google, estão mais propicias a comprar.

Elas tem um problema e estão buscando por essa solução, isso é diferente para a rede de display, quando as pessoas estão praticamente consumindo um conteúdo e não estão focadas no anúncio.

Quando a pessoa busca por um determinado conteúdo no Google Ads e seu anúncio aparece para ela, as chances de clique no anúncio aumentam muito.

Isso pode impactar no seu CPC, CPA e ROI, dessa forma creio ser a melhor opção, anunciar para rede de pesquisa.

Rede de display: Quando o anunciante usa a rede de display, ele anuncia com seu criativo focado em imagens.

Seu anúncio com imagens poderá aparecer em sites ou blogs parceiros do programa Google Ads por exempo.

Um blogueiro que participa do programa Google Ads para editores de conteúdo, exibem anúncios em seus blogs.

Esses anúncios são relacionados ao conteúdo, então o leitor de um artigo, poderá ver o anúncio relacionado ao conteúdo.

Como o anúncio tem relação com o conteúdo que o leitor está consumindo, as chances de ele clicar no anúncio aumentam.

Mas o anunciante deve levar em consideração que esse leitor pode não ser um lead do fundo do funil.

Uma pessoa que não passou por um funil de conversão, tem menos chances de se tornar um cliente.

Dica: Dessa forma focar anúncios na rede de pesquisa, poderá pegar leads de fundo do funil e aumentar as conversões.

Mas tudo é questão de teste, não descarte a rede de display, você com ela poderá ampliar seu tráfego.

Porque utilizar o Google Ads

O mais interessante de se utilizar o Google Ads para gerar tráfego, é que você pode gerar tráfego qualificado muito mais rápido.

Quando anunciamos no Facebook Ads por exemplo, estamos exibindo nossos anúncios a um público mais disperso.

É um público que está focado em muitas distrações e quase nem percebem nossos anúncios.

Para chamar a atenção do público no Facebook é preciso fazer malabarismo com o criativo, imagens que chamam atenção e copys de extrema força.

Google ads anúncios

Esse é um público que não está buscando por uma solução, geralmente ele tem interesse no assunto, mas está disperso jogando um joguinho, lendo a postagem de um amigo ou familiar, entre outras distrações.

Imagine o qual difícil é chamar a atenção dessa pessoa para o seu anúncio, é preciso entender bem o processo para conseguir cliques e conversão.

Além do problema de chamar a atenção do público dentro da rede Facebook, a sua conta de anunciante pode ser bloqueada por motivos irrisórios.

Já para anúncios na plataforma Google, as coisas ficam mais simplificadas, você pode anunciar para um público que já procura por sua solução.

Vantagens do Google Ads

As vantagens são muitas em anunciar no Google Ads, a ferramenta é completa, desde a opção de procura por palavras-chaves até as métricas disponíveis.

O Google Ads nos possibilita anunciar para um público que já está mais aquecido e procurando por nossa solução.

Temos um anúncio direcionado para um público mais engajado, facilitando assim a conversão.

Outro ponto importante, é que o Google não bloqueia contas por motivos irrisórios como faz o Facebook.

Você pode ter várias contas de anúncios no Google Ads, para isso basta ter um e-mail diferente para cada conta.

Qual é a vantagem que você vê no Google Ads que eu não mencionei aqui? Comente abaixo.

Blog profissional

Esse é um ponto importante para aqueles que querem trabalhar com blog, não é necessário ter um blog para iniciar ou manter um negócio online, mais tenha em mente que o blog é um pilar a mais.

Mas se for o seu caso trabalhar com blog, é importante construir esse pilar com o máximo de qualidade possível.

Entender sobre SEO já é um ponto importante para criar e manter um blog online.

As imagens que são utilizadas em seu blog, devem estar otimizadas, ter um tamanho ideal para facilitar o carregamento e desempenho do blog.

Encher um artigo de imagens poderá reduzir a velocidade de carregamento da página.

A qualidade do conteúdo e entrega de valor defini também o blog como profissional.

Um blog profissional é compartilhado, acessado e referenciado por outros blogs do mesmo nicho.

Boas imagens, conteúdo de valor, SEO, temas responsivo, com ótimo design e rápidos em carregamento, são a soma da receita de um blog profissional.

Mas como estamos falando de carregamento rápido, a hospedagem do site também deve ser levada em consideração.

Contratar um bom serviço de hospedagem, com servidores mais robustos, garantirão o desempenho do seu site, nem todos os serviços são iguais, não caia nessa mentira.

Rede de pesquisa

Quando anunciamos para a rede de pesquisa, estamos anunciando para um público que está buscando por nossa solução.

O anúncio direcionado a rede de pesquisa, aparecerá quando alguém já estiver procurando por ele.

Imagine você anunciar um curso de inglês para viagens, e esse anúncio foi para a rede de pesquisa.

Quando alguém pesquisar através do motor Google por exemplo, sobre o assunto curso de inglês para viagens, as chances são que seu anúncio aparecerá para essa pessoa.

Como ela já está interessada e buscado por esse tipo de solução, ela tem mais chances de clicar em seu anúncio e comprar a sua solução.

O anúncio em rede de pesquisa aparecerá quando for pesquisado através do motor Google e também em parceiros, assim como blogs de nichos por exemplo.

Os anúncios para a rede de pesquisa, são no formato texto, deixo abaixo uma imagens de exemplo para esse tipo de anúncio:

Rede de display

Já o anúncio para a rede de display é diferente, ele é focado em imagens, costumam aparecer em parceiros do Google Ads, assim como blogs de nichos.

Alguém que tenha um blog de nicho, geralmente pública conteúdo focado nesse nicho e seu anúncio poderá aparecer no artigo desse blog se ele for parceiro do Google Ads.

Você anuncia seus banner para a rede de display e esses aparecerão em blogs, sites, Apps e por aí vai.

O diferencial da rede de pesquisa, é que esse tipo de anúncio precisa chamar mais a atenção do público.

Geralmente quem está lendo um artigo em um blog, pode não estar buscando por uma solução paga, um treinamento, ou até mesmo um produto físico.

Então se você anunciar para a rede de display, precisa ter em mente que está anunciando para um público mais disperso, assim como acontece no Facebook.

Vou deixar um exemplo de anúncio tipo rede de display que aparece dentro de um artigo, embora não seja da rede de display, ele é semelhante:

Esse banner que mostra os 5 passos do copywriting, é um banner semelhante aos usados na rede de display.

Palavra-chave positiva

Quando você pesquisa e cria uma lista de palavras-chave, você não tem em mão ainda, as palavras que realmente produzirão conversão em vendas.

Anunciar para um montante de palavras-chave positiva, não garante suas vendas, embora elas sejam importantíssimas.

Palavras-chave genéricas

Quando você pesquisa por exemplo por uma lista de palavras-chave no Google Ads, você poderá criar uma lista de palavras para achar a palavra-chave de alta conversão, mas não palavras para gerar vendas.

Embora você possa até gerar vendas com as palavras-chave genéricas, essa não é a forma correta de gerar faturamento contínuo e crescente.

Geralmente usamos as palavras genéricas para encontrar a palavra de alta conversão.

Então quando não temos a palavra-chave de alta conversão, buscamos por ela anunciando para o topo do funil.

Quando quero atrair um público qualificado para uma página de captura, ou algum artigo dentro do meu blog por exemplo, eu uso palavras-chave genéricas.

Mas quando quero anunciar de forma mais consistente eu anuncio para o fundo do funil, usando a palavra-chave de alta conversão.

Palavra-chave de alta conversão

Depois que eu utilizei as palavras genéricas e obtive a palavra de alta conversão, exemplo: “Curso de inglês do Jimmy”, eu posso anunciar de forma mais efetiva.

Tem os dados importantes para anunciar para o fundo do funil e ter mais chances de conversão em vendas.

Conhecendo o funil de interesses, ajudará você definir a estratégia certa para o momento e público certo.

Consigo com isso traçar diferentes estratégias com base nas palavras-chaves que possuo.

E vejo como meta, atingir ou obter a palavra-chave de alta conversão para cada nicho ou produto que eu esteja atuando, você poderá fazer o mesmo.

Palavra-chave negativa

para você entender de forma básica o que é palavra-chave negativa, são aquela que irão prejudicar seus objetivos de campanha.

Digamos que você queira anunciar um treinamento de inglês, e esqueceu de definir a palavra-chave negativa “inglês grátis“, seu orçamento atingiu 650 cliques únicos para essa palavra.

Infelizmente são pessoas que querem aprender sem investir e nesse caso sua campanha foi um fracasso, ninguém comprou.

Então conhecer e definir essas palavras-chave negativas em suas campanhas, garantirão a exclusão de um público que não tem interesse em comprar seu produto.

Se o seu objetivo é vender o produto, então você não deve permitir que o Google Ads ative o seu anúncio para esse tipo de palavras-chave.

Pixel google Ads

O Google consegue armazenar dados através do seu pixel, assim como interesses, dados demográficos e etc de um determinado público.

Depois ele utiliza esses dados para entender qual é o melhor público para ele apresentar o seu anúncio.

Com os dados armazenados através do pixel do Google Ads, a inteligência do sistema trabalha para entregar seu anúncio para o público certo, buscando aumentar a taxa de conversões.

Os dados do pixel possui informações de quem compra e de quem não compra.

Quanto mais dados o pixel obtiver, mais o sistema do Google Ads consegue trazer melhores conversões.

Sem o pixel fica difícil pensar em uma campanha de alta conversão, ele é fundamental para atingir resultados em vendas que sejam contínuos e crescentes.

Em meu treinamento GAT, eu ensino mais a fundo sobre o pixel do Google Ads e como instalar ele.

Funil de interesses

O funil de interesses ajudará você definir qual tipo de estratégia de campanha você deverá utilizar.

Nosso funil de interesse está invertido para que você possa focar no fundo do funil.

Definimos essas quatro etapas do funil, para traçar diferentes estratégias de campanhas.

Topo do funil: Atração

Geralmente anunciamos para o topo do funil, quando não conhecemos a palavra-chave de alta venda em nosso nicho.

Esse tipo de anúncio tem por base as palavras-chaves genéricas, essas que mostram o interesse em um determinado assunto.

Quando quero buscar a palavra-chave de alta conversão para um determinado produto, eu anuncio para o topo do funil.

Com o próprio Google Ads conseguimos gerar uma lista de palavras-chave de interesse específico, que nos ajudará a definir a palavra-chave de alta conversão.

PS. Chamo de palavra-chave de alta conversão, essa que tem mais chances de conversão.

Quando alguém faz uma busca genérica através do motor Google com a palavra-chave ” aprender inglês “ por exemplo, ela necessariamente não está buscando por um treinamento pago.

Agora quando tenho a palavra-chave de alta conversão, por exemplo, “Curso de inglês do Jimmy Charles” , eu tenho uma palavra-chave ideal, essa que tem muito mais poder de conversão.

Isso porque a pessoa que busca diretamente pelo produto, já passou pelo funil de interesses, sabe o valor do produto e está com intenção de compra.

Anunciar para o fundo do funil tem muito mais chances de conversão, embora tenha menos cliques.

Ter um balanceamento entre o CPA e o valor de comissão por exemplo, definirá os seus lucros.

Embora o funil de interesses tenha relação com o funil de vendas, eu costumo separar eles.

Funil de vendas tem como foco treinar a audiência para o processo de compras, enquanto que o funil de interesses nos ajuda a entender qual estratégia de campanhas devemos usar.

Estratégias de lances

Lances inteligentes no Google ads é uma escolha que poderá refletir no seu desempenho com anúncios.

Quando você consegue alinhas todas as sua metas de campanhas com o seu objetivos a serem alcançados, as chances são de melhores resultados, parece até um jargão, mas é verdade.

É preciso definir bem os seus objetivos de campanha, para traçar as metas adequadas.

Se o seu objetivo é vendas, então as metas devem ser alinhadas com isso, ou se o seu objetivo é geração de leads por exemplo.

Cada objetivo merece uma meta específica, todo o conjunto e pilares refletirão nos resultados de campanha. Dominando isso, você terá uma máquina de fazer dinheiro.

Existem lances automáticos na plataforma Google Ads que poderão ajudar na definição de suas metas.

Você poderá trabalhar com as 4 metas principais dentro da ferramenta:

  1. Aumentar lucros
  2. Aumentar vendas ou leads
  3. Aumentar o tráfego em seu site ou blog
  4. Aumentar o reconhecimento

CPA: Custo por aquisição

Toda vez que você tiver uma conversão esse será o valor pago, digamos que você gerou uma conversão de 100 reais e pagou 50 reais, teve um lucro de 50 e um custo por aquisição também de 50, com uma taxa de 50%.

Quando quiser otimizar suas campanhas essa poderá ser uma boa estratégia, o Google estará definindo seus lances de forma automática.

Leve em consideração o seu conhecimento do valor do CPA antes de utilizar esse tipo de estratégia.

Evite o erro de empatar o CPA com o seu lucro, digamos que você tem um objetivo de lucro a 50 reais, se o seu CPA for 50 reais, você empatou e não gerou lucro.

CPC: Custo por clique

Esse será o valor que você pagará por cada clique em seu anúncio, não há aprendizado por parte do Google quando você define o CPC manual.

Você poderá definir e ajustar os lances em palavras-chaves e grupo de anúncios.

Nessa estratégia você tem o controle sobre os lances e o Google não automatizará nenhum lance.

Maximizar cliques

O Google pode maximizar o seu lance de forma inteligente aonde ele acha mais relevante para aumentar suas conversões.

Nesse processo o Google estará aprendendo sobre suas estratégias de campanhas para executar as conversões.

Digamos que seu objetivo seja o de possuir mais cliques em seu anúncio, então o Google maximizará o lance para atingir esse objetivo.

Como base em seu orçamento diário o Google trabalhará de forma automática para buscar melhores resultados de acordo o seu orçamento diário.

Maximizar conversões

Uma estratégia interessante que trabalha também com base em seu orçamento diário.

O Google poderá maximizar os lances para buscar a conversão desejada, trabalhando de forma inteligente para obter melhores resultados.

Para trabalhar com essa estratégia é recomendado que o anunciante tenha dados de conversão anterior.

Tudo é questão de teste, a melhor estratégia é a que está dando melhores resultados.

Copywriting para anúncios

Copywriting é uma parte da comunicação importantíssima e principalmente quando estamos falando de anúncios.

Pare esse artigo aqui por um pouco de tempo e leia o artigo sobre copywriting que escrevi, ajudará você e muito, depois retorne para esse artigo.

Conclusão

Nesse artigo você entendeu a importância de usar o Google Ads em suas estratégias de vendas.

Conheceu os pontos fortes dessa ferramenta e agora está pronto para avançar e aprofundar em seu conhecimento, é isso que recomendo para você antes de iniciar suas campanhas.

Dominar o conhecimento da utilização correta para anunciar no Google Ads é que fará seus resultados serem bons!

É uma ferramenta que pode te ajudar a se transformar no próximo milionário, mesmo que leve um certo tempo.

Você também entendeu como traçar as estratégias de vendas em diferentes etapas.

Eu considero esse conteúdo de extremo valor, que tem a intenção de fazer com que você se aprofunde mais nesse conhecimento para gerar altos resultados em suas campanhas.

Aproveite e me diga logo abaixo o que você achou desse conteúdo, terei o maior prazer em responder, compartilhe em suas redes sociais, vamos ajudar mais pessoas a gerar mais resultados. : )

Se quiser se aprofundar em estratégias de vendas através do Google Ads, gerar tráfego qualificado, eu criei o GAT – Google Ads Tráfego e Estratégias de Vendas, um treinamento para ajudar você a criar campanhas para o público certo, no momento certo e com o produto certo.

Aumentando e muito as suas chances de vendas, para qualquer tipo de produto ou serviço.

De uma olhada no que esse treinamento pode oferecer para seu empreendimento, esse é o momento de virar o jogo.

Siglas / Significados

Copywriting: Escrita ou comunicação persuasiva

ROI: Return Over Investment, retorno sobre o investimento

CPC: Custo por clique

CPA: Custo por aquisição

SEO: Search Engine Optimization, otimização para motores de busca

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