Público-alvo o que é e como definir o seu em 6 passos

Público-alvo o que é e como definir o seu em 6 passos
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O erro de muitos empreendedores digitais é não conhecer e nem trabalhar com seu público-alvo, esse é um ponto que poderá virar a chave do seu negócio.

O que é público-alvo

O público-alvo é constituído de pessoas com características e interesses em comum com seu negócio e é para esse mesmo público que seu marketing deverá ser direcionado. São pessoas identificadas como possíveis e futuros clientes para seu negócio.

Esse mesmo público tem maiores chances de se interessar pelo seu produto ou serviço, demograficamente ele corresponde a sua oferta. São possíveis e futuros clientes compartilhando características demográficas semelhantes assim como:

  1. Idade
  2. Gênero
  3. Localização
  4. Posição social

A importância de um público-alvo

Quando você identifica seu público-alvo, já existe a possibilidade de dados suficiente para traçar e executar estratégias de marketing digital e definir seu avatar.

Essas são pessoas que tem mais probabilidade de comprar seus produtos ou serviços, trabalhar com esse público, facilita e proporciona melhores resultados no direcionamento, no ROI e nas estratégias de marketing.

É importante descobrir as dores que seu público-alvo tem, esses dados são relevantes para a criação de conteúdo e estratégias de marketing.

Sua comunicação será mais eficaz e gerará mais resultados, quando a definição de seu público estiver repleta de dados e for mais específica, isso se tratando de um produto também específico.

Agora se o seu negócio trabalha com diversos produtos, sua pesquisa pelo público-alvo não precisará de muitos dados. Mas o nosso foco aqui é em empreendedores que buscam um público para um produto específico, seja físico ou digital.

Os benefícios do público-alvo

O público-alvo é responsável por melhores resultados em estratégias de anúncios, uma vez que o anunciante sabe quem e como alcançar.

A melhora no ROI é significativamente maior quando todas as estratégias de comunicação é direcionada para o público-alvo, isso porque elas atingem diretamente os consumidores em potencial.

Dessa forma é possível entender que definindo corretamente seu público-alvo, fica possível criar e transmitir uma comunicação mais eficaz, porque já se sabe para quem entregar.

Desvantagem do público-alvo

As desvantagens do público-alvo não é algo para assustar, mas considerar, apenas para que você saiba dessa condição.

Quando definimos um público-alvo deixamos de lado um outro público que podem também se tornar consumidores em potencial, acredito que você não sabia disso né?

Mesmo que seu público esteja bem definido, pode acabar negligenciando consumidores em potencial, pessoas essas que estariam nteressadas em seu produto ou serviço.

Dependendo do seu negócio você poderá criar um público-alvo como base para suas estratégias de marketing, mas não como definição final. Dessa forma reavalie seu público quando suas ofertas se expandirem.

Como definir seu público-alvo

Agora que você já entendeu a importância, vantagens e desvantagens de seu público-alvo, vamos passar para os passos importantes da definição desse público.

Perfil do público

Vamos identificar a pessoa a qual direcionaremos as ações de nosso negócio. As etapas que iremos executar para gerar algum resultado vem dos dados e do tipo de pessoa que identificamos.

Para isso é importante criar uma descrição do possível tipo de pessoa que seu negócio precisa, os profissionais de marketing digital estão constantemente fazendo isso.

Selecione descrições de seus possíveis compradores para criar uma imagem mais exata afim de traçar afrente às estratégias necessárias marketing digital.

Exemplos:

  • Idade
  • Trabalho
  • Poder aquisitivo
  • Região
  • Engajamento nas redes
  • Gênero
  • Hobby
  • Características pessoais
  • Estilo de vida
  • Interesses

Quanto mais detalhes melhor, esses dados serão úteis na hora de você colocar a engrenagem para funcionar.

A comunicação que será gerada é muito melhor quando sabemos para quem escrever ou criar, com um direcionamento correto as chances são que tudo funcione melhor.

Quando entregamos uma mensagem para a pessoa que realmente quer consumir, estamos com isso transformando vidas, ajudando pessoas, criando conteúdo que realmente tem valor, tudo fica mais fácil e objetivo.

Quando definimos nosso público-alvo, na hora de produzirmos conteúdo para nosso blog por exemplo, sabemos que design usar, qual o tipo de linguagem abordaremos, qual o tipo de comunicação e etc.

Tudo isso ajuda você a se posicionar melhor, a criar melhores produtos, definir preços, agregar novos serviços e acertar nas ofertas.

1. Qual é o seu público-alvo?

Você deve estar pensando: quem é o meu público-alvo, aonde eles estão, como faço para encontrar eles?

Uma das formas de descobrir isso é dar observada nas pessoas que compartilham e curtem suas publicações nas redes sociais, essas podem conter os dados que você necessita para traçar seu público.

Outra forma de identificação do seu público é através de seus leads, esses que se interessaram e entregaram seus e-mails por algum tipo de conteúdo que você entregou, esses estão mais engajados com sua comunicação e marca.

Essa de identificar seu público -alvo através de seus leads é uma grande sacada, uma vez que você sabe como criar uma lista de contatos, você já tem em mãos a facilidade de identificar seu público, conhecer suas dores.

Crie a lista que mencionei acima, faça um questionário utilizando a ferramenta gratuita Google docs e crie um formulário com questões específicas que definem seu público e envie para seus leads.

Muitos responderão ao seu questionário, e esses dados você armazenará para usar em suas estratégias de marketing. Fica mais fácil você definir seu público usando esse passo.

2. Quais os problemas e desejos do seu público-alvo

Qualquer comunicação ou produto que criamos, de maneira alguma deve ser para nós mesmos, o que você gosta, necessariamente não é o que seu público gosta ou precisa.

É importante conhecer bem os problemas e desejos que seu público tem, então desse ponto em diante, você construirá um modelo de negócio que entregará soluções que realmente eles necessitam.

Qualquer ação em seu negócio não pode ser tomada com base em suposições, mas usando dos dados que você coletou em suas pesquisas de definição de público-alvo, direcionar seus conteúdos e ofertas as pessoas certas.

Considere também entender o que seu público rejeita, para evitar errar em sua comunicação, evitando os pontos que seu publico considera negativos, as chances são que sua comunicação será mais eficaz.

Hoje você começa a atender uma necessidade especifica de um determinado público, amanhã você poderá expandir seus negócios e conquistar diferentes públicos.

O que motiva seu público-alvo

Acredito que até aqui você já tenha entendido a importância e como construir o perfil do seu público-alvo, sabendo as motivações dessas pessoas, você poderá facilitar com que elas atinjam seus objetivos.

* IMPORTANTE: Ser você quer se aprofundar em negócios digitais, dá uma olhada nesse vídeo! Comece a montar seu negócio online ainda hoje.

Pessoas querem sair de um ponto A para um ponto B, quando você consegue entender esse mesmo desejo em seu público, você consegue se tornar o guia deles nessa jornada.

Identificar as motivações de seu público-alvo dará a você vantagens sobre sua concorrência despreparada, você estará a frente de muitos, trabalhando com a motivação de seu público, você entregará o que realmente ele quer e necessita.

Isso fará seu negócio online crescer, elevando o seu faturamento, é uma maquina de vendas, o que você entrega você recebe, o que você plantar, colherá.

Podemos identificar 3 tipos de comportamento em um público-alvo:

  1. O influenciador que leva outra pessoa a pagar por seu produto ou serviço.
  2. A pessoa que apoia seu projeto
  3. Quem pagará por seus produtos ou serviços

Quem pagará por seus produtos ou serviços

Esse é o ponto de maior interesse em seu negócio online, é para esse ponto que segue as suas estratégias de marketing digital, é o foco determinante, esse é a fatia principal do seu público-alvo. São eles que mantem o seu ativo funcionando, sem eles os seu negócio não existirá.

Gerando relacionamentos

O conteúdo que converte

A construção de relacionamento é um segredo fantástico de seu ativo, é ele que manterá a engrenagem funcionando e crescendo mês a mês, ano a ano, esse é um ponto muito negligenciado por novos empreendedores digitais.

Geralmente a pressa em fazer dinheiro, cria uma armadilha, a ansiedade, essa que leva a muitos erros, atirar para todos os lados, querer apenas vender e que resulta em desistência.

É preciso primeiro e importante coisa a se fazer antes das vendas é gerar relacionamento. As pessoas preferem comprar de quem elas conhece, isso soa como clichê, mas é o que funciona.

Construir uma presença online não é fácil, requer muito esforço e dedicação, é plantar para colher.

Por muito tempo não tive resultados significativos em meus negócios online, até que comecei a focar mais em gerar relacionamentos, trabalhar mais com o meu marketing de conteúdo, é dando que se recebe. Isso é o que realmente funciona no trabalho orgânico.

Pense nisso, comece a entregar conteúdo de valor através de seu blog e Youtube por exemplo, deixe sua máquina configurada para vender automaticamente e se preocupe apenas em entregar soluções para sua audiência, as vendas serão consequência disso, é isso que gera resultados no orgânico.

De nada adiantará definir seu público-alvo, se sua mentalidade estiver focada apenas em vendas, estamos em uma era que as pessoas estão consumindo informações diariamente, aproveite isso ao favor de seu negócio online.

  1. Conhecendo as dores de um público-alvo, podemos entregar soluções de qualidade e que poderá resolver essas dores, após entregar uma solução, posso mensurar os resultados, como acesso ao conteúdo ou taxa de abertura do e-mail por exemplo.
  2. Posso enviar um questionário para a lista, perguntando os pontos positivos e negativos da solução enviada. É preciso saber o quanto sua solução está sendo transformadora, não basta apenas publicar e enviar o conteúdo. Mensure resultados, veja e reveja sua métricas.
  3. Depois de gerar um forte relacionamento e ter um público mais engajado e preparado, segue o momento do lançamento de um oferta.

Uma vez tendo a máquina afiada e bem estruturada, basta seguir para a etapa de geração de tráfego, isso multiplicará o seu poder de vendas.

Dica: Conteúdo de valor + lead = vendas. A criação de conteúdo em formato de artigo, vídeos, áudios, podcasts ou e-books por exemplo, devem ser produzidos com soluções do mais alto valor possível.

Conteúdo que solucione uma determinado dor que seu público-alvo possa ter, é isso que sua audiência está buscando e é isso que gerará relacionamento de qualidade, isso no futuro é o que também gerará vendas.

O influenciador

Já pensou em ter alguns influenciadores que aumentam o alcance de seu conteúdo?

Todo bom empreendedor tem bastante interesse em um cliente conquistado através do público-alvo, mas dentro desse mesmo público, temos uma pessoa distinta que influência a pessoa que se torna seu cliente.

O influenciador tem o poder de prender a atenção de outras pessoas, esse pode até ser um parceiro que ajudará a expandir seus negócios. Um blogueiro, um palestrante, um Youtuber por exemplos, são influenciadores.

Eles conseguem prender a atenção de um público considerável, e eles prestam atenção e confiam no influenciador, esses ajudam na decisão que seu público-alvo toma.

Tendo a atenção e conquistando a confiança do influenciador, você terá um aliado para o crescimento de seu negócio online. O influenciador ajudará na decisão de compra de seu público-alvo.

Como identificar o influenciador?

Algumas formas possíveis de identificar o influenciador, são as seguintes:

Identifique perfis nas mídias sociais, tente identificar o influenciador que encaixa em seu perfil de negócio. Quem elas seguem, o que elas curtem, o que compartilham, qual o número de seguidores, como é a sua comunicação, esses são pontos interessantes que um influenciador tem em semelhança com seu negócio.

Dica: Imagine um influenciador no twitter, aonde você supostamente encontra seu público-alvo, digamos que você tenha um empresa de cosméticos, você identificou que essa pessoa tem uma legião de seguidores, e essa pessoa aborda assuntos relacionados à beleza em geral, esse poderá ser um grande parceiro de negócio para você.

Identifique oportunidades

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Com seu público-alvo definido, você estará pronto para identificar oportunidades para seu negócio online.

Para fazer isso é importante que se comunique com seu público, veja como você poderá ajuda-los da melhor forma possível. Use um questionário conforme mencionei anteriormente, formule perguntas.

Quando você tem dados conquistados através de seu público, você tem em mãos algo de muito valor, que ajudarão na criação de novos conteúdos, no modelo de negócio, design e solução. Afinal não criamos produtos para nós mesmos e sim para outra pessoa.

As oportunidades dentro de um negócio ocorrem através de conversas e informações, sem esses dados fica difícil montar todo o processo.

Existem de fato diversas oportunidades através de seu público-alvo, mas você só saberá se conversar com ele.

Quanto maior for o seu público, mais você encontrará através dele necessidades e interesses específicos, então para que sua comunicação não seja irrelevante é importante segmentar seu público-alvo.

Dessa forma todos os seus esforços de marketing serão concentrados em seguimentos individuais de clientes e atender as necessidades e os interesses mais específicos que eles possam ter.

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado é uma prática comercial usada por empresas para dividir o seu público-alvo em grupos menores, otimizando ainda mais os seus esforços de marketing e vendas.

Você conseguirá ter uma comunicação mais eficaz segmentando seu público-alvo, é vantajoso quando se possui produtos para diferentes tipos de clientes.

Fica difícil se comunicar com todos ao mesmo tempo, não tem como resolver todos os tipos de problemas, a segmentação de mercado é uma estratégia que ajuda a entregar cada conteúdo ou solução para cada pessoa específica.

Existem alguns tipos de segmentação de mercado com abordagem diferenciada para utilizar com o público-alvo.

Vamos abordar as quatro principais segmentações de mercado, dessa forma você ampliará seu conhecimento e entenderá mais sobre o assunto.

Público-alvo: Segmentação demográfica

O público-alvo é dividido por idade, nível de educação, sexo, etnia, ocupação, família, renda e etc.

Público-alvo: Segmentação geográfica

Esse tipo de segmentação tem como foco os clientes posicionados em fronteira geográfica, aonde eles se encontram.

Público-alvo: Segmentação psicográfica

Esse tipo de segmentação tem como foco principal as características do cliente. Assim como estilo de vida, valores, opiniões e etc.

Público-alvo: Segmentação comportamental

Esse tipo de segmentação tem foco nas reações do cliente, a forma com que ele segue dentro do processo de tomada de decisão e compra.

Crie um plano de ação

Agora que você já entendeu e sabe como definir seu público-alvo, chegou a hora de traçar as metas de seu plano de ação.

Com os dados obtidos, você poderá traçar estratégias de marketing de conteúdo, Anúncios, captura de contatos e ofertas.

Se você identificar que seu público-alvo se concentra mais no Facebook, então essa plataforma será o seu foco, lembre-se as coisas mudam, uma analise periódica de seu público-alvo deverá ser levada em consideração, hoje eles estão no Facebook por exemplo, amanhã poderão mudar para o Youtube ou outra rede social.

A definição do seu público-alvo facilitará na escolha de palavras-chave que aumentarão a visualização de seu conteúdo. Uma vez que você sabe o que eles procuram e necessitam. A sua comunicação será mais eficaz e suas estratégias gerarão mais resultados com esses dados.

Conteúdo de valor e personalizado

Com os dados mensurados do seu público-alvo em mãos, as chances de produzir um conteúdo mais direcionado e eficaz é maior.

Você não produzirá e nem entregará algo que sua audiência não queira consumir, você saberá o que eles querem e entregará justamente isso, em formato de conteúdo de valor e profundamente personalizado..

Produzir um conteúdo relevante, significante, de alto valor e bastante atrativo é o que sua audiência procura, isso gerará confiança e disparará o gatilho da reciprocidade, uma vez que você entregar algo de alto valor.

Dica: Use a ferramenta de pesquisa de palavra-chave do Google ads e crie uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu público-alvo e comece a produzir conteúdo para esses assuntos. Inicie seu plano de ação e estratégias de marketing de conteúdo, para atrair contatos e converter em vendas.

Conclusão Vimos nesse artigo a importância de um público-alvo, como encontrar esse público e qual a melhor forma de defini-lo.

Vimos também que com a definição do público-alvo pré-estabelecido, tornam as estratégias de marketing em geral muito mais fácil e de resultados.

Dessa forma conseguirmos nos comunicar com a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Com esse conhecimento temos a certeza que se aplicado, seu negócio passará a gerar muito mais resultados, em tráfego qualificado e vendas.

Deixe no comentário abaixo, o que você faz ou faia para definir seu público-alvo e aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Dessa forma sei que você gostou e criarei mais conteúdo como esse para você.

Siglas | Significados

Avatar: Ou persona é a definição fictícia de seus clientes

Público-alvo: Ou mercado-alvo, são pessoas com características e interesses em comum

copywriting

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